sexta-feira, 3 de março de 2017

Páginas para estudar para o Enem

Dia primeiro de março falei sobre o Ano de vestibular, agora reuni alguns sites e páginas que podem ser úteis no estudo.
Vou começar com a minha área, espanhol e português, e o inglês vai junto no pacote, mas em outra oportunidade vou procurar materiais das outras disciplinas e postar aqui. Apesar de não ser a proposta do blog, pode ser útil e, quem sabe, não ajuda alguém a passar no vestibular de Letras:


Espanhol:

1) Curso de espanhol pela iPed: houve uma época que fiz vários cursos online para descobrir como funcionavam (aqui, em Áreas correlatas, estão alguns). Nessa época, fiz o curso de francês do iPed. Esses cursos eram grátis, mas agora são pagos. O preço é baixo e pode valer a pena para quem não tem condições de pagar um curso de idiomas iniciar os estudos. O de francês tinha alguns erros (em geral, esses cursos de sites brasileiros têm erros de digitação), então era bom ficar atento e procurar as informações em outros sites. Imagino que o espanhol seja parecido, mas pode ser que já tenham corrigido os errinhos, pelo tempo que tem que fiz o curso com eles.

2) Curso de espanhol da Prime Cursos: fiz muitos cursos nesse site também. É semelhante ao iPed, mas tem mais errinhos que ele. A vantagem é que ainda é grátis. De espanhol, eles têm o curso básico, o intermediário e o espanhol para o Enem.

3) Site da RAE: o site da Real Academia Española tem o dicionário online, com conjugação verbal, além de outros recursos para quem já lê na língua.

4) Hispanoteca: página mantida pelo linguista Justo Fernández López. Muito útil, mas voltada principalmente para quem já tem o espanhol avançado.

5) Dicionário Michaelis online.

* Todos os materiais poderão apresentar problemas, mas acho que com isso quem escolher a língua espanhola no Enem, ou em outro concurso, já pode começar a estudar sozinho. 
Existem muitos sites de professores e canais de Youtube, mas não acompanho nenhum de espanhol, então não vou me arriscar a indicar. Só acho importante ressaltar que é bom ficar com o pé atrás com aqueles que prometem fluência (em qualquer idioma) em poucas semanas, que fazem propaganda do tipo "Espanhol/inglês de verdade", alegando que ensinam sem gramática. Posso dizer sem medo de errar que tudo isso é puro marketing, feito por pessoas que provavelmente não têm nenhuma noção de linguística e reduzem gramática à gramática tradicional.


Inglês:


2) Curso de inglês da Prime Cursos: gramática básica, inglês básico, intermediário, inglês para Enem.

3) Dicionário Michaelis online.

4) Inglês na Ponta da Língua: o site tem vídeos e materiais escritos. Não conheço ele a fundo, mas já vi muita coisa boa, então pode valer a pena.


Português:

1) Guia do Estudante: essa matéria possui várias dicas para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

2) Novo Acordo Ortográfico: em 2015, fiz um vídeo sobre o Acordo para uma matéria de ferramentas digitais aplicadas ao ensino. Esse vídeo foi baseado em um material ótimo do Faraco mas, infelizmente, não está mais disponível (o endereço está no final do vídeo. Podem tentar abrir em casa, aqui não abriu). De toda forma, aqui no site do iLteC é possível ler o Acordo de 2009.


Bom, com isso já dá para começar a estudar e, com certeza, tem muito mais material útil na internet.
Para quem quiser mesmo aprender a língua espanhola (ou o inglês), e não apenas aprender para o Enem, vale lembrar que só esses cursos não são o suficiente, mesmo quando no título aparece a palavra "avançado", por exemplo. Mas podem ser um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário