sexta-feira, 7 de abril de 2017

Desenhos/animações chineses

Outro dia falei sobre vídeos infantis chineses, com musiquinhas acompanhadas de legenda. Hoje, vou compartilhar alguns desenhos que também podem ajudar quem está estudando a língua:

1. A Lenda do Rei Macaco: A Volta do Herói
Já assisti duas vezes essa animação, é muito boa! No vídeo abaixo, está dublado em português com legendas em ideogramas. Foi assim que assisti nas duas vezes, dá para tentar ler as legendas, reconhecer/fixar alguns ideogramas. Parece que a qualidade está boa, há outros links no Youtube que mal dá para ver a imagem:


Esta versão, em mandarim, acabei de encontrar, e parece que a qualidade está muito boa:



2. Mulan
Antes de qualquer coisa, tenho que mostrar os clipes na versão em mandarim e em cantonês da música do filme da Disney, "I'll Make a Man Out of You". É com o 成龙 (Jackie Chan), muito bom! (Quem não foi fã dos filmes dele quando criança?):

(Em mandarim).

(Versão em cantonês, lembrando que não faz falta entender para apreciar a língua, já que eu não sei nada em cantonês!).

(Versão com as imagens do filme e legenda em ideogramas).

Bom, quanto ao filme, eu sei que ele existe em mandarim e em muitas outras línguas, como cantonês e japonês, mas infelizmente só encontrei ele em um site chinês que limita a visualização para a região (não sei se para alguns países específicos e o Brasil está entre eles ou se para todo o ocidente). De toda forma, há partes do filme disponíveis no Youtube, já é alguma coisa:

(Trecho com legenda em ideogramas).

3. Dao de jing em animação
Uma amiga me apresentou há pouco mais de um ano. Está legendado em português:


4. Alguns contos chineses
狐假虎威:

Quem quiser saber o significado, no programa 6 do Chino Básico o apresentador explica. Aqui indico alguns canais relacionados à China, além do Chino Básico.

- 塞翁失马

Também tem a explicação no Chino Básico, no programa 2.

4. Desenho
Deve ter mais de três dias que estou ouvindo esse desenho. São mais de 45 minutos e eu tento ouvir sem ver as imagens, para ver o que consigo entender, e quando entendo algo eu volto e assisto com a imagem para ver se com ela consigo entender um pouco mais. Ajuda bastante mesmo tento um nível muito básico no idioma, como é o meu caso. (Em 9:45 é o meu favorito e a parte que acho mais fácil de entender).

Nenhum comentário:

Postar um comentário