quinta-feira, 13 de abril de 2017

Japonês

No dia 19 de março comentei que assistiria uma aula ao vivo sobre língua japonesa, mas nunca voltei para dizer o que tinha achado. Antes é bom deixar claro que eu não sou nenhuma fã de cultura japonesa, até por conhecer pouco. Assisti/gostei de três desenhos em toda minha vida. E só. Mas agora tenho um objetivo bem claro e um motivo para estudar japonês, e estou procurando algumas páginas e cursos. Acredito que para quem já conhece/gosta da cultura já começa com vantagem.

A aula a qual me referi no dia 19 não é da mesma página da semana que citei no post do dia 05. Como gostei bastante da página e do jeito da professora da aula ao vivo, vou falar um pouquinho. Se chama Eu Falo Japonês e realmente fui muito com a cara da professora. O que assisti não foi auto-promoção fantasiada de aula, foi uma aula de verdade, e no final ela apenas passou as informações sobre o curso de escrita (nada mais justo, ninguém vive de luz). O curso está bem barato e só não vou fazer agora porque já estou gastando uma quantia considerável com o mandarim, e por falta de tempo, mas a impressão que tive até o momento é que vale a pena.

Para o próximo semestre, pretendo começar o curso no Cenex (Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG) e ver como estará o esquema de aulas dela, cursos online são sempre os meus favoritos! No caso do Cenex, infelizmente há apenas um nível atualmente, mas sempre temos aquela esperança dos alunos não desistirem e eles criarem mais níveis (o hebraico já está no terceiro nível!). O preço é absurdamente barato (agora, em 2017/1, o preço à vista foi 360 reais para o semestre inteiro, totalizando 52h de aula no semestre). Eu iniciei o estudo do mandarim no Cenex, com apenas dois semestres de curso, e, apesar de ser pouquíssimo, foi muito bom para começar e não me arrependo.

Estou estudando algumas coisas sozinhas enquanto não estudo formalmente no curso da página Eu Falo Japonês e no Cenex também - porque é claro que muito mais que 7 pessoas estarão interessadas em estudar japonês no Cenex e ser meus coleguinhas (7 alunos é o número mínimo para uma turma ser formada). Na verdade, comecei hoje a olhar algumas páginas e decorar os silabários por alguns materiais deste site: http://www.mlcjapanese.co.jp/. Também estou assistindo alguns vídeos, mas ainda não encontrei muitos que sejam realmente bons. O último que comecei a assistir, mas vou terminar amanhã, foi este:

("Learn ALL Hiragana in 1 Hour - How to Write and Read Japanese", do canal Learn Japanese with JapanesePod101.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário